(51) 3013-6655  (51) 99201-1123
Alimentação e Cárie

Alimentação e Cárie

A cárie é uma doença causada por vários fatores. Um desses fatores diz respeito aos hábitos alimentares, principalmente na primeira infância.

Os pais devem dar importância à rotina alimentar de seus filhos, seja em casa, seja na escolinha.

 

Os alimentos cariogênicos (aqueles que levam a criança a desenvolver a doença cárie quando ingeridos sem um controle) estão presentes na rotina alimentar de várias crianças. Às vezes, porém, os pais nem sabem o que devem cuidar ou mudar para que seu filho se alimente bem sem prejudicar seus dentes. Como exemplos de alimentos cariogênicos temos: bolachas, balas, doces, líquidos açucarados, pirulitos, refrigerantes, caramelos, pudins, etc.

As bactérias presentes na boca usam o açúcar do alimento que fica aderido aos dentes e o transforma em ácido, destruindo-os. Após 20 a 30 minutos da ingestão dos alimentos cariogênicos, ocorre uma diminuição do pH da saliva, o que aumenta a chance do aparecimento das cáries. Por isso, a escovação dental eficiente após as refeições é tão importante; quando ela não for possível, ao menos o enxágüe da boca deve ser feito.

Fatores como a consistência do alimento, bem como a freqüência com que são ingeridos também são importantes. Quanto mais consistente o alimento, mais ele gruda e fica mais difícil de removê-lo se a higiene não for realizada em seguida.

Já com relação à freqüência de ingestão dos alimentos, é preferível que os alimentos cariogênicos sejam dados como sobremesas do que entre as refeições. Caso seja dado entre as refeições deve ser feita uma eficiente higiene dentária da criança.

Portanto, é de grande importância que os pais levem seus filhos ao odontopediatra o quanto antes, visto que se fizermos um controle da alimentação desde cedo, estaremos controlando a doença cárie.

 

 

 

 

Receba Dicas de Saúde para seu filho!