Cárie

By 29 de abril de 2021maio 2nd, 2022Cárie
cárie criança porto alegre

Cárie

A seguir iremos sanar algumas dúvidas, que são bastante frequentes entre as mães, sobre a doença cárie. Assunto esse que é de extrema importância para garantir às crianças e à população geral uma boa saúde bucal e consequentemente melhor qualidade de vida.

cárie dente de leite porto alegre

Tipos de Cárie

As lesões de cárie não são todas iguais. Uma das classificações seria de acordo com a sua atividade, ou seja, se a doença se encontra em progressão ou não. A lesão de mancha branca representa o estágio inicial da doença cárie, caracterizada por um esmalte (tecido mais superficial do dente) opaco, rugoso e poroso. Já uma mancha escurecida representa uma lesão de cárie inativa.

Cárie dói?

À medida que a cárie vai progredindo, o dente acometido vai se tornando mais sensível e caso uma intervenção não seja feita, essa lesão vai avançando até provocar bastante dor.

cárie restauração obturação

Dente de leite pode ter cárie?

cárie dente de leite porto alegre

Sim. E esse fato está diretamente relacionado ao grande consumo de doces associado a uma higiene bucal insatisfatória.

Dente de leite tem canal. Se faz tratamento de canal em dente de leite?

cárie dente de leite

Assim como o dente permanente, o de leite também pode ter indicado o tratamento de canal. Ele é recomendado para evitar complicações mais severas, como por exemplo, a perda do elemento dental. É um erro achar que o dente de leite não tem importância, e que extrair é a melhor opção. Pelo contrário, a sua perda precoce pode trazer inúmeros prejuízos a criança. Tratar o problema do dente decíduo (de leite) se torna importante e necessário, pois o dente de leite precisa ser mantido o máximo de tempo possível em boca, mantendo o espaço para o dente permanente que virá futuramente.

Causas da Cárie

É importante saber que os açúcares consumidos diariamente entre as principais refeições, como doces, pães e bebidas (sucos e refrigerantes), por exemplo, são os principais vilões para a causa da cárie. Associado ao consumo desses alimentos cariogênicos (alimentos causadores de cárie dentária), temos a incorreta higienização dos dentes.
Diante disso, as principais maneiras de prevenir a saúde bucal do seu filho seriam a realização de um controle da frequência de consumo desses alimentos, associada a uma higienização adequada, uso de fluoreto no creme dental bem indicado e consultas periódicas ao Odontopediatra.

Diferença entre cárie x hipoplasia

cárie hipoplasica dentária

A hipoplasia não é uma doença, mas sim uma alteração na formação do esmalte do dente, podendo também ser representada por uma mancha branca, acastanhadas ou amareladas. Contudo, a lesão de macha na hipoplasia mostra-se como bordas arredondadas e bem delimitadas. Já a lesão de cárie (em seu estágio inicial) é representada por uma mancha branca opaca, presente, normalmente, na região do dente próxima à gengiva, pois está associada ao acúmulo de biofilme dentário ou da presença de gengivite.