Bruxismo


O bruxismo afeta quase 40% da polução mundial. Para muitos, o bruxismo é um hábito inconsciente, podendo nem perceber que estão fazendo isto. Para outras pessoas, é quando vão ao dentista e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.


O que é Bruxismo?
Bruxismo é o hábito noturno de apertar os dentes e rangê-los.
Durante o sono o ranger de dentes pode provocar dores de cabeça constantes, cansaço e dormência nos músculos da face, inchaços ocasionais na mandíbula, zumbido no ouvido e até dores nas costas e no pescoço.
Durante o dia, o ranger dos dentes recebe o nome de briquismo, tendo as mesmas consequências do bruxismo.


 

O que causa o bruxismo?
O especialistas atribuiem a causa do bruxismo ao estresse, ansiedade, frustração e raiva. Há também o bruximos associado a má oclusão, que é quando os dentes e a mandíbula não se alinham corretamente e também a sintoma de determinadas doenças do sistema nervoso.


No que pode resultar o bruxismo?
O bruxismo pode traser problemas sérios para a saúde. Os dentes podem ficar doloridos ou soltos, e em alguma pessoas os dentes são literalmente desgastados. O range dos dentes (bruxismo ou briquismo) pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).


Como é realizado o tratameto para bruxismo?
O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

Placa de Bruxismo
O uso da placa de bruxismo para dormir: feito sob medida é realizada a moldagem dos dentes para confecccionar a placa em acrílico ou silicone. A placa de bruxismo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. A placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos.

Correção da Mordida
A dentista irã corrigindo a mordida ajustando as alturas dos dentes para que a oclusão seja perfeita. Muitas vezes o bruxismo pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.


Onde fazer a Placa de Bruxismo em Porto Alegre?
Marque sua consulta na Dentista Legal e nossas especialistas vão lhe oriental qual o melhor tratamento para você. Para confeccionar a placa de bruximo, enviaremos um molde da sua mordida para o um laborátorio para que seja feita sob medida.


As crianças podem ter bruxismo?
Sim, o bruxismo é muito mais comum que pensamos e os fatores podem ser inúmeros como: estresse, respiração bucal, distúrbio neurôlogicos, crescimento dos dentes, entre outros.
Na infância, o nascimento dos dentes faz com que o organismo acomode de forma natural os novos dentinhos. Como nesta fase é tudo novo para a criança, e as atividades de crescimento dos dentes é intensa, o ranger dos dentes pode começar bem cedo gerando nos primeiros anos um pequeno desgaste.


Quais as possíveis causas do bruxismo infantil?

  • Quando a criança tem alguma interferência que impede de ter uma mordida com bom encaixe ;
  • Quando há um distúrbio neurológico como por exemplo o autismo;
  • Quando a respiração bucal é acentuada ou de forma sistêmica;
  • Estresse, agenda lotada de atividades, a chegada de um irmão, divórcio na família, escola nova, hiperatividade ou outros fatores emocionais.


Como tratar o bruximo / briquismo em crianças?
Cada criança deve ser avaliada individualmente pela odontopediatra. Quando a dentista detecta que o problema é oclusal, muitas vezes será necessário um ajuste ou o uso de aparelho ortodôntico. A placa de mordida dependerá do caso e da idade da criança, visto que o uso da placa não pode interferir no crescimento natural dos dentes e na troca dentária.
Quando não diagnosticado algum problema odontológico, pode ser necessário a avaliação de outros profissionais da saúde como: pediatras, psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas.


Podemos prevenir o bruxismo infantil?
Primeiramente é essencial levar desde os primeiros anos a criança na odontopediatra para uma avaliação e ter um diagnostico precoce da causa. Os pais devem ficar atentos a queixa de dores na ATM (articulação temporo mandibular), frequentes dores de cabeça e se as crianças estão rangendo os dentes durante a noite e também durante o dia (briquismo).
Como o estresse é um dos principais fatores, é muito importante a criança estar em um ambiente acolhedor nos lugares que frequenta.
 

"Venha cuidar dos dentes de seus filhos e aprender brincando com a Dentista Legal porque... quem ama cuida"