(51) 3013-6655  (51) 99201-1123

Clareamento

 

Em uma sociedade na qual as exigências estéticas são cada vez maiores, ter um sorriso branco e harmônico faz toda a diferença.

O clareamento dental é uma excelente opção para quem sofre com os dentes amarelados, pigmentados, e até mesmo para quem deseja amenizar determinadas manchas. Este procedimento pode ser realizado de diferentes formas: no consultório (popularmente conhecido como “clareamento a laser”) ou em casa (clareamento caseiro). 

Existe ainda a possibilidade do clareamento interno, técnica mais utilizada para pacientes com alterações de cor em dentes que foram submetidos a tratamento de canal e acabaram ficando escurecidos.

Clareamento a "laser" / Clareamento Dentário no Consultório

O clareamento de consultório é uma ótima opção para quem busca resultados mais rápidos. É indicado para aqueles pacientes que desejam sair do consultório já com o sorriso mais branco, seja porque tem um evento especial para ir (cerimônia de casamento, formatura, etc.) ou porque desejam um tratamento mais curto e de rápida execução, que não exija realização de nenhuma etapa em casa.

Esta técnica consiste na aplicação de um gel clareador de alta concentração sobre as superfícies dentárias, devendo ser fotoativado por uma luz de LED (popularmente chamada de “laser”), após todo um preparo e proteção da mucosa gengival. O clareamento de consultório, como o próprio nome diz, é realizado exclusivamente pelo cirurgião-dentista em ambiente clínico.

Clareamento Dentário Caseiro / Clareamento com Moldeira

O clareamento caseiro é uma das técnicas mais utilizadas pelos pacientes, pois além de proporcionar ótimos resultados estéticos e ser financeiramente mais viável em relação às demais técnicas, possui a vantagem de ser feito no conforto de casa.
Para a realização do tratamento caseiro, é necessário que o cirurgião-dentista confeccione uma moldeira específica para a arcada do paciente e forneça a ele um kit de clareamento contendo o gel clareador. Na consulta, o profissional irá instruir a maneira correta de utilização do gel e da moldeira para que o paciente possa fazer o tratamento em casa com segurança. Durante o tratamento, serão necessárias consultas de supervisão.

Pode haver sensibilidade durante e após o clareamento?

A sensibilidade é o efeito adverso mais comum após o clareamento. Alguns pacientes costumam relatar um leve desconforto ao ingerir bebidas ou alimentos gelados, principalmente nos primeiros dias. No entanto, esta reação é bastante particular, variando de indivíduo para indivíduo. O dentista irá avaliar previamente se o paciente já possui ou não histórico de sensibilidade dentinária, indicando a melhor opção de tratamento. Existem diferentes tipos e concentrações de gel clareador, de técnicas aplicação e medidas que permitem prevenir e/ou reduzir a sensibilidade.

 

Existem algumas precauções a serem tomadas antes de iniciar o clareamento dental?

Manter uma boa higiene bucal é a principal medida de precaução. Para realizar o procedimento clareador é importante que o paciente esteja com sua saúde bucal em dia e sem maiores comprometimentos dentários, tais como lesões de cárie, gengivite/ periodontite, etc. É fundamental fazer uma consulta de revisão para verificar a viabilidade do clareamento. Pacientes com histórico de sensibilidade, por exemplo, poderão ter indicação de uso prévio de dentifrício específico.

 

As restaurações são clareadas no clareamento dental?

Não, as restaurações não clareiam junto, apenas a estrutura dentária é clareada. Caso o paciente apresente restaurações nos dentes em que o gel clareador é aplicado, o cirurgião-dentista deverá avaliar a melhor estratégia de clareamento de modo que sorriso fique o mais uniforme possível e o tom do dente e da restauração não destoem.

 

Quanto tempo dura o efeito do clareamento?

O tempo de duração varia de paciente para paciente, uma vez que múltiplos fatores podem interferir na pigmentação dos dentes e na manutenção do clareamento, tais como os hábitos alimentares (café, vinho, chimarrão, sucos, etc.), os hábitos de higiene bucal, ser ou não fumante, bem como características anatômicas do próprio dente - o qual pode ser naturalmente um pouco mais amarelado ou branco em virtude da espessura de dentina e esmalte.

 

Os resultados do clareamento dentário são iguais para todo mundo?

O resultado do clareamento nunca é igual para todo mundo. Existem pacientes que chegam ao consultório e possuem os dentes bastante amarelados, outros nem tanto, pacientes que fumam, pacientes mais jovens e outros mais velhos, pacientes cujos dentes apresentam maior ou menor espessura de dentina e esmalte, e todos estes fatores interferem no grau de clareamento atingido. No consultório, o cirurgião-dentista possui uma escala de cores através da qual é possível identificar a cor do dente do paciente ao iniciar o tratamento e comparar com a cor atingida ao final do tratamento.

O que é clareamento dentário interno?

O clareamento interno é técnica utilizada para pacientes com alterações de cor em dentes que foram submetidos a tratamento de canal e acabaram por ficar mais escurecidos em relação aos demais. Nestes casos, o clareamento pode ser feito apenas no dente em questão ou combinado com o clareamento nos demais dentes.

Receba Dicas de Saúde para seu filho!