Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das mal oclusões, as quais são causadas por fatores hereditários, adquiridos ou pela associação de ambos.

Na Ortodontia preventiva, realizada na infância, existem vários tipos de aparelhos que são escolhidos de acordo com o tipo de problema apresentado, ou de acordo com a idade do paciente. A Ortodontia preventiva pode prevenir que mal oclusões se instalem ou intervir precocemente em mal oclusões já instaladas, evitando assim que se agravem. Além de facilitar um futuro tratamento corretivo, já que a mal oclusão melhora completamente na maioria dos casos.

Problemas Odontológicos Adquiridos mais comuns são:
Mordida aberta e atresia (maxilar estreito) causados por sucção de dedo ou chupeta persistentes, devido a interposição da língua entre os dentes durante a fala e deglutição;
Não selamento dos lábios devido a respiração bucal causada por obstrução das vias aéreas superiores;
Retenção ou não erupção dos dentes permanentes devido a falta de espaço decorrente da perda precoce de dentes de leite (decíduos).


Os Problemas odontológicos hereditários mais comuns são:
A ocorrência de dentes em número excessivo ou a não formação de alguns dentes, podendo levar a maloclusões;
A presença de dentes de tamanho reduzido ou aumentados, ocasionando sobra ou falta de espaço nas arcadas;
O posicionamento do queixo muito para frente ou muito para trás em relação em relação ao resto da face.

Esses problemas afetam não apenas o alinhamento dos dentes mas também a aparência facial. Sendo assim é importante que os pais fiquem atentos e estejam familiarizados com a boca de seus filhos e que os levem para uma avaliação com especialista em ortodontia assim que tiver início as trocas de dentes de leite pelos permanentes.

"Venha cuidar dos dentes de seus filhos e aprender brincando com a Dentista Legal porque... quem ama cuida"