Skip to main content

Pacientes Especiais

By 20 de abril de 2022junho 21st, 2022Pacientes Especiais
pacientes especiais dentista

Pacientes especiais na dentista

A assistência odontológica aos pacientes com necessidades especiais possui características peculiares. Esse atendimento é essencial para a manutenção da saúde geral e da qualidade de vida dessas pessoas.

 

O que é Odontologia para pacientes com necessidades especiais?

A Odontologia para pacientes com necessidades especiais tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados a saúde bucal de pacientes que possuem uma determinada condição.
Esse pacientes  necessitam de uma visão ampliada e individualizada, compreendendo suas particularidades.

Quem são pacientes com necessidades especiais em Odontologia?

dentista tea autismo odontopediatra

Os pacientes especiais em Odontologia são aqueles que possuem alguma doença ou situação clínica que exigem um atendimento diferenciado. Se enquadram nesse grupo pessoas com deficiência física ou neurológica (com presença de alguma dificuldade cognitiva, como o Autismo, Síndrome de Down, paralisia cerebral, dentre outras condições). Além de pessoas com qualquer doença ou comprometimento sistêmico, como hipertensos, diabéticos, câncer ou outras doenças, transplantados, também fazem parte.

Como é feita a consulta de revisão/ atendimento do especial?

O dentista realizará um atendimento adequado a necessidade de cada paciente, de acordo com a disponibilidade física e emocional do indivíduo, seguindo todos os cuidados para a preservação de saúde bucal e de todo corpo.

 

Pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O manejo odontológico adequado para um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma conduta individualizada, com uma compreensão aprofundada do seu comportamento. O dentista irá aplicar algumas técnicas para que esse atendimento seja realizado, como a distração, o dizer-mostrar-fazer, utilizar alguma recompensa, entre outras.

 

Pacientes com Síndrome de Down

dentista sindrome de down porto alegre

O papel do dentista é essencial para a orientação e supervisão da higiene bucal em pacientes com Síndrome de Down com o intuito de manter sua saúde. Devido à dificuldade motora e neural, esses pacientes possuem dificuldades para realizar a higiene bucal. Diante disso, seus pais/ responsáveis devem auxiliar e supervisionar esse momento. Visitas regulares ao dentista também são essenciais. Para estabelecer um atendimento odontológico tranquilo e seguro para o paciente com essa síndrome, o dentista também lança mão de técnicas, semelhantes às referidas acima.

 

O paciente especial pode usar aparelho?

Sim, mas é preciso um rigoroso acompanhamento. Durante o tratamento ortodôntico os cuidados com higiene bucal são essenciais. O uso de uma escova interdental pode auxiliar nessa higienização, fio dental de haste ou convencional. Bochechos com soluções antissépticas podem ser feitos, quando houver necessidade e quando o caso permitir, mas necessitam ter uma correta indicação do profissional para o paciente.

 

Quais os principais problemas bucais que eles apresentam?

Os pacientes com necessidades especiais possuem características morfológicas e físico-químicas singulares. Diante disso, esses indivíduos podem ter uma maior propensão para doenças bucais, como a cárie, doença periodontal (na gengiva) e maloclusão (alterações na mordida), entre outras. Além da dificuldade de higienização devido a uma menor capacidade motora (se tratando de algumas condições), muitos desses pacientes fazem o uso de determinados medicamentos, que possuem açúcar na composição, ou ainda são capazes de provocar secura bucal, o que pode agravar o risco a cárie, como também, a outras doenças, por exemplo.

 

Como cuidar e ajudar o paciente especial a não ter cárie?

Os responsáveis e/ou cuidadores desses pacientes devem ser orientados e capacitados para auxiliar o paciente quanto aos hábitos de saúde bucal, como a correta higienização, correta alimentação, diminuindo assim o risco de cárie.

pacientes especiais odontopediatra porto alegre

Existe diferença no atendimento à pacientes especiais?

O dentista especializado em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais ou o Odontopediatra está totalmente apto e capacitado para atender essas pessoas, pois alguns cuidados e condutas são diferenciadas. Os remédios utilizados pelo paciente devem ser informados ao profissional, pois alguns deles podem interferir no atendimento odontológico. O profissional saberá adequar as condutas de acordo com cada paciente.

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?