Sensibilidade nos dentes

By 15 de junho de 2021agosto 26th, 2022Sensibilidade nos dentes
Sensibilidade Dente

O que você sente quando bebe água gelada?

A queixa de pacientes relatando dor ao ingerir doces, alimentos frios e ao escovarem seus dentes tem sido bastante frequente. Vamos ver o que é sensibilidade nos dentes!

O que é sensibilidade nos dentes?

A hipersensibilidade dentinária, conhecida por sensibilidade nos dentes, é definida como uma sensibilidade exagerada devido a exposição dentinária. Caracterizada por uma dor aguda, de curta duração e súbita.

O que causa?

Sensibilidade Os estímulos que provocam a sensibilidade são de origem química, térmica, mecânica. Os estímulos químicos são gerados pela ingestão de alimentos ácidos e doces. A dor associada ao frio é a mais comum, entre os estímulos térmicos. A sensibilidade se faz presente ao consumir algo mais gelado ou, até mesmo, o próprio ar frio em um clima de inverno. Já o de caráter mecânico, corresponde ao uso da escova dental com força, por exemplo.

Sensibilidade nos dentes – como aliviar?

Algumas recomendações auxiliam nesse alívio da sensibilidade, como utilizar uma escova de dentes macia, não exercer força ao higienizar, evitar alimentos ácidos e esperar alguns minutos para escovar os dentes após as refeições (principalmente de doces e alimentos ácidos). O uso de pastas para dentes sensíveis também pode ajudar um pouco. Essas medidas são capazes de diminuir essa sensibilidade, mas o dentista precisa ser procurado para resolver o problema de fato e identificar a origem causadora. O uso de pastas para dentes sensíveis também pode ajudar um pouco. Essas medidas são capazes de diminuir essa sensibilidade, mas o dentista precisa ser procurado para resolver o problema de fato e identificar a origem causador