(51) 3013-6655  (51) 99201-1123
Cuidado com os dentes dos bebês

Cuidado com os dentes dos bebês

Dentes de leite. Você sabia que os cuidados começão na vida intra-uterina? E que os bebês ficam irritados e salivando muito quando os primeiros dentinhos surgem? Quais dentes nascem primeiro? O que fazer para ajudar? Muitas curiosidades que podem auxiliar os pais a entenderem seus filhos...

Os dentes começam sua formação por volta da sexta semana de vida embrionária e, a partir do sexto mês de vida, inicia-se o processo de erupção dentária, sendo os inferiores, geralmente, os primeiros dentes a irromperem na cavidade bucal.

É importante que algumas medidas de prevenção sejam instituídas mesmo antes do nascimento do bebê. As mães devem manter sua saúde bucal em dia e redobrar os cuidados de higiene, já que, devido a alterações hormonais, ficam mais susceptíveis a doenças de gengiva (gengivite) e a doença periodontal (periodontite). Não significa que terão essas doenças, e sim que podem evitá-las. Portanto, é essencial consultar o seu dentista regularmente.

Durante a gestação, os pais devem ser instruídos e buscar informações sobre programas de prevenção. Já durante a amamentação, recomenda-se aos pais higienizar a cavidade bucal do bebê assim que romper o primeiro dente, utilizando dedeiras especiais, escovas dentárias para bebês ou então, gaze umedecida. Em muitas crianças, a erupção dos dentes é precedida pelo aumento da salivação e irritabilidade durante o dia. Nesta época, a criança pode intensificar o hábito de chupar o dedo ou de friccionar a gengiva, perder o apetite ou apresentar alterações gengivais.

Com a erupção de mais dentes, os pais devem passar a fazer uso da escova dental para higienizar a cavidade bucal de seus filhos, após as refeições, começando em uma área determinada da boca e prosseguindo de forma ordenada até remover e desorganizar a placa bacteriana. Se os dentes estiverem em contato, indica-se o uso do fio dental nessas áreas, sempre motivando as crianças a participarem deste processo, desde bebês.

O sucesso destes programas de prevenção está intimamente relacionado à atitude da equipe odontológica que propicia um ambiente agradável tanto para as crianças quanto para os pais e demonstra interesse e respeito pela autonomia e individualidade do grupo familiar.

 

Idade X Higienização dos dentes
Na gestação Os dentes começam a se formar a partir da sexta semana de vida intrauterina. Na gestação a mãe deve cuidar de sua higiene, já que nesse período, devido a alterações hormonais, fica mais susceptível a doenças, como gengivite.

 

  • 01 mês O dente presente a partir do 1ºmês é chamado de dente neo-natal Massagear as gengivas e limpar o(s) dentinho (s) com gaze, por exemplo.

 

  • 6 a 12 meses Incisivos centrais e laterais inferiores e superiores (só que os incisivos laterais superiores precedem os laterais inferiores geralmente) Após surgirem os primeiros dentinhos, os pais devem escovar todos os lados dos dentes da criança, seguindo uma ordem, para não esquecer nenhum. A escovação deve ser feita pelo responsável e não pela criança devido à falta de coordenação para remover a placa bacteriana.
  • 12 a18 meses Primeiros molares inferiores e superiores Sempre com escova própria para idade e realizada pelo responsável

 

  • 18 a 24 meses Caninos superiores e inferiores Sempre com escova própria para idade e realizada pelo responsável

 

  • 24 a 30 meses Segundos molares inferiores e superiores. Nessa etapa, o processo de erupção da dentição decídua está completo. A criança terá 20 dentes na boca, isto é, 08 incisivos, 04caninos e 08 molares. Sempre com escova própria para idade e realizada pelo responsável


A escovação deve ser iniciada, desde a erupção do primeiro dente, com escova dental macia, e especial para criança. Além disso, o creme dental deve ser infantil, visto que as crianças engolem o produto. Devido à grande quantidade de flúor presente nas pastas de adultos devemos redobrar o cuidado para que não ocorra intoxicação e nem manchamento dos dentes permanentes.

Receba Dicas de Saúde para seu filho!