Aparelho Ortodôntico Infântil

Para você entender melhor sobre os tipos de aparelhos ortodônticos para o seu filho, suas indicações, funções e onde encontrar em Porto Alegre, a Dentista Legal é referência há 15 anos no tratamento em crianças e adolescentes.

O aparelho ortodôntico infantil pode ser fixo e/ou removível. O mesmo é utilizado para o tratamento das maloclusões (modificações da mordida). Alterações essas que podem trazer prejuízos que vão muito além da estética, comprometendo o crescimento craniofacial da criança.

Como é escolhido o tipo/modelo do aparelho ortodôntico?

A escolha do aparelho ortodôntico é realizada após o diagnóstico e planejamento baseado em informações clínicas (como o exame da cavidade bucal e análise facial) e no resultado dos exames radiográficos, modelos dos arcos dentários, fotografias intraorais e análise cefalométrica. Todos estes exames complementares constituem a chamada Pasta Ortodôntica, documento solicitado pelo profissional como pré-requisito para planejamento do aparelho a ser utilizado.

Aparelho Fixo Metálico – Bráquete

O aparelho fixo metálico, também conhecido por aparelho convencional é bastante utilizado. Ele é constituído pelos bráquetes, que são peças ortodônticas coladas nos dentes. Esse aparelho pode possuir ainda bandas ou anéis nos dentes de trás, que necessitam de borrachinhas ou amarilhas dentárias. As mesmas servem para prender os arcos ortodônticos aos bráquetes, possibilitando dessa maneira, a movimentação dos dentes.

Dentre as vantagens do aparelho fixo metálico está o seu excelente custo-benefício e sua resistência. Porém, dentre as suas desvantagens estão a sua aparência, não sendo muito estético. Além disso, esse tipo de aparelho pode gerar um certo desconforto em algumas pessoas e dificultar a higienização.

aparelho ortodontico infantil dentista metalico braquete
aparelho ortodontico infantil dentistaAparelho Fixo Estético Porcelana E Safira

Aparelho Fixo Estético – Porcelana e Safira

Com o intuito de melhorar a estética, os aparelhos passaram a ser constituídos por outros materiais, como as cerâmicas, tornando assim, os bráquetes quase imperceptíveis. Em geral, podemos ter dois tipos, de safira e o de porcelana comum. O aparelho fixo estético de safira tem uma aparência mais vítrea, sendo possível assim, assemelhar a cor dos dentes de cada paciente devido a essa característica de ser quase transparente. O mesmo apresenta um melhor desempenho. Já o de porcelana comum apresenta um aspecto mais leitoso, sendo um pouco menos estético, quando comparado ao de safira.

Aparelho Fixo Autoligado – Sem Borrachinha

Os aparelhos fixos autoligados são aparelhos que não necessitam o uso de borrachinhas ou amarilhas dentárias. Os bráquetes possuem uma tampa ou trava que abre e fecha, permitindo que os fios e os arcos ortodônticos se prendam nele. Sua vantagem está em manutenções mais ágeis, contudo possui uma higienização mais difícil, pode causar desconforto e um custo mais elevado, quando comparado ao aparelho convencional.

aparelho ortodontico infantil dentista Aparelho Fixo Metálico Bráquete
aparelho ortodontico infantil dentista invisalign firts

Invisalign – Aparelho Estético Removível Invisível

Esse sistema é constituído pelo uso de alinhadores estéticos, quase que imperceptíveis. Esses alinhadores movimentam os dentes gradualmente, até a posição desejada. Por ser um aparelho removível facilita muito a higiene bucal e proporciona bastante conforto. Esse aparelho ortodôntico, conhecido como Invisalign, é capaz de proporcionar maior precisão de planejamento, pois conta com uma tecnologia 3D.

Disjuntor – Hyrax e Haas

Os aparelhos disjuntores de Hyrax e Haas são indicados para “abrir” o céu da boca. Ou seja, provoca uma expansão da maxila, em casos que a mesma se encontra atrésica.

aparelho ortodontico infantil dentista Disjuntor Hyrax E Hass
aparelho ortodontico infantil Aparelho Expansor Móvel

Aparelho Expansor Móvel

O aparelho expansor móvel tem como função aumentar o espaço na boca para liberação e alinhamento dos dentes. Esse tipo de aparelho também melhora o formato da arcada dentária e descruza mordidas posteriores, orientando o crescimento da maxila e mandíbula.

Aparelho de Contenção Móvel

O aparelho de contenção móvel é eleito para a arcada superior. Seu uso é iniciado após o período de utilização do aparelho fixo, em algumas situações. Por ser removível, o paciente consegue retirá-lo para a alimentação e higienização.

aparelho ortodontico infantil dentista Contenção Móvel
aparelho ortodontico infantil dentista contenção fixa

Contenção Fixa

É utilizada, normalmente, nos dentes anteriores do arco inferior, local em que a probabilidade de movimentação dos dentes é maior. Essa contenção fixa pode ser chamada de higiênica (formato ¨zig-zag¨), que possibilita o uso do fio dental.

Aeb Aparelho Extra Bucal

Os aparelhos extrabucais são aqueles que possuem algum tipo de apoio externo à boca, podendo ser na cabeça ou na face. Esse modelo de aparelho é indicado para os pacientes que estão em fase de crescimento, ou seja, crianças e adolescentes, e manifestam deficiência ou excesso de crescimento da maxila.

aparelho ortodontico infantil dentista extra bucal Aeb
aparelho ortodontico infantil dentista mascara facial

Aparelho Ortopédico – Máscara Facial

O aparelho ortopédico do tipo máscara facial é utilizado para aqueles casos que as crianças têm um “queixinho para frente”. É uma alteração que pode ser solucionada de uma maneira muito eficiente, mas para isso o tratamento deve ser precoce, por volta dos 8 anos de idade, ou a partir dos 4 anos, dependendo do caso.

Mantenedores de Espaço – Banda Alça e Arco Lingual

Os mantenedores de espaço, de uma forma geral, são utilizados para preservar o espaço de um dente permanente que virá e também para manter os dentes vizinhos em suas posições corretas. O mantenedor de espaço do tipo banda alça é colocado em um lado da boca para manter o espaço para um único dente. Já o arco lingual de é utilizado em casos de perda de mais dentes e dos dois lados da boca.

aparelho ortodontico infantil banda alça arco lingual

Principias dúvidas sobre Aparelho Ortodôntico Infantil

Várias dúvidas surgem a respeito do uso do aparelho ortodôntico infantil. A seguir vamos esclarecer alguma delas.

Quando de deve usar o Aparelho Dental em crianças?

É uma dúvida bastante comum! Várias mães procuram saber qual seria a idade que a criança necessita começar o tratamento e se ela realmente precisa. Na verdade, não existe uma idade padrão para iniciar, pois, somente o Ortodontista, especialista nessa área, que conseguirá avaliar e dizer se é necessário ou não o uso do aparelho infantil e quando começar. Ou seja, é uma avaliação individualizada, para cada caso. Outra dúvida seria o porquê que o filho deve utilizar o aparelho. Bom, isso se deve a uma série de fatores, como a perda de um dente de leite precocemente, a presença de hábitos prejudiciais (como o uso de chupeta ou a sucção de dedo, de forma prolongada), discrepâncias nas bases ósseas (maxila e mandíbula), questões genéticas, dentre outros.

Importância do Tratamento Ortodôntico

O desalinhamento dos dentes interfere não apenas na estética e harmonia da face, como pode dificultar a realização da higiene dos dentes, favorecendo o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais. Uma mordida em desequilíbrio pode desencadear dores de cabeça, de pescoço e dores musculares, sendo a ortodontia a especialidade odontológica responsável por diagnosticar, prevenir e tratar as maloclusões.

aparelho ortodontico infantil ortodontista

Qual o tempo do Tratamento Ortodôntico?

Esse também é um outro ponto que para ser estabelecido é necessário a avaliação de um Ortodontista. É necessário lembrar que, o comparecimento às consultas de manutenção e a colaboração do paciente ao tratamento são essenciais para que os resultados sejam obtidos dentro do tempo esperado pelo dentista.

Aparelho Dental infantil dói?

O que pode gerar um desconforto ao paciente é a movimentação dos dentes, que na maioria das vezes, é percebida após uma consulta de manutenção, quando o dentista realiza o ajuste do aparelho, ou seja, “aperta”. Contudo, é importante dizer que esse incômodo não é muito forte e o mesmo é necessário para o sucesso do tratamento.

Aparelho Ortodôntico Infantil em Porto Alegre

São inúmeras as vantagens de iniciar, o quanto antes, uma intervenção ortodôntica. O uso do aparelho ortodôntico infantil no tempo certo é capaz simplificar o tratamento. Visto que pode reduzir a necessidade de extrações e de cirurgias ortognáticas (em osso) em muitos casos, entre outros benefícios. Por isso, traga seu filho para uma avaliação ortodôntica na Clínica da Dentista Legal. Ela conta com profissionais extremamente capacitados e comprometidos com a saúde do seu filho! Isso fará toda a diferença!

Venha cuidar dos dentes de seus filhos e aprender brincando com a Dentista Legal porque... quem ama cuida!

Marque sua consulta

51 3013 6655 51 9 92011123

Onde fica a Clínica

Getúlio Vargas, 1644 – Sala 904

Menino DeusPorto Alegre – RS

Nosso Atendimento

Segunda a Sexta

das 9:00 às 18:30