Pericoronarite
A pericoronarite é um problema bem comum que atinge, principalmente, os sisos, quando esses estão nascendo. É uma situação bastante incômoda, que provoca dor, inchaço, prejudicando até mesmo a alimentação.
O que é pericoronarite?
A inflamação pericoronária é um processo infeccioso da mucosa em torno de um dente que está nascendo. Os terceiros molares (sisos) inferiores são os dentes mais afetados.
O que pode provocar pericoronarite?
A causa mais comum é o acúmulo de restos de alimentos e placa bacteriana entre o dente e a gengiva que o recobre, quando o mesmo está nascendo. Esta é uma região que propicia o crescimento de bactérias, pois é difícil de ser higienizada. Esse quadro pode ser agravado devido ao trauma gerado do dente que está acima no local acometido. Algumas condições como infecções respiratórias, estresse, gripe pode comprometer o sistema imunológico e agravar, ainda mais, a pericoronarite.
Pericoronarite na infância
Esse tipo de infecção raramente acomete a dentição decídua. Sua frequência se torna maior no final da adolescência e na juventude, momento no qual os sisos estão nascendo. Contudo, quando acomete crianças, os dentes mais afetados são os 1º e 2º molares (dentes do fundo).
Pericoronarite – diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo cirurgião-dentista. Ele avaliará os sintomas que paciente relatar e os sinais clínicos observados. Para fechar o plano de tratamento o profissional também vai precisar de uma radiografia.
Pericoronarite – sintomas
A pericoronarite aguda é caracterizada por uma dor intensa, latejante que irradia para toda região inferior da boca, garganta, ouvido e articulação da mandíbula, podendo, até mesmo, prejudicar o sono. A gengiva do dente que está envolvido fica inchada, vermelha, sensível e, em infecções mais avançadas, a presença de pus também está presente.
Porém, quando o quadro se torna crônico, a infecção pode estar presente por mais que o paciente não sinta dor e não manifeste nenhum sinal.
Pericoronarite tem cura?
Sim. O dentista deve ser procurado para que o quadro infeccioso seja eliminado.
Pericoronarite – tratamento
Para eliminar esse quadro de infecção o tratamento, inicialmente, consiste na irrigação do local envolvido com uma solução antimicrobiana. Em situações mais avançadas, a prescrição de antibióticos e analgésicos é realizada para que a infecção seja cessada. Quando o quadro estiver controlado, o dentista optará em remover a gengiva em volta ou, caso seja necessário, a remoção do dente que foi envolvido. Importante: A exodontia não deve ser realizada antes que a infeção seja controlada, para que complicações mais graves não venham a ocorrer.
Diferença entre pericoronarite para a inflamação da gengivite e periodontite
A diferença da pericoronarite para a inflamação da gengiva (gengivite) e periodontite é que, na pericoronarite o processo inflamatório acontece somente na mucosa ao redor do dente que está nascendo. Já a gengivite e periodontite a inflamação não é tão localizada assim e os sintomas e sinais também se diferentes. Na periodontite, ainda, o osso ao redor do dente também é afetado.
Veja nossas fotos no Instagram: Clique aqui!