Como tratar o bruxismo/briquismo em crianças?
Cada criança deve ser avaliada individualmente pela odontopediatra. Quando a dentista detecta que o problema é oclusal, muitas vezes será necessário um ajuste ou o uso de aparelho ortodôntico. A placa de mordida dependerá do caso e da idade da criança, visto que o uso da placa não pode interferir no crescimento natural dos dentes e na troca dentária.
Quando não diagnosticado algum problema odontológico, pode ser necessário a avaliação de outros profissionais da saúde como: pediatras, psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas.
Podemos prevenir o bruxismo infantil?
Primeiramente é essencial levar desde os primeiros anos a criança na odontopediatra para uma avaliação e ter um diagnostico precoce da causa. Os pais devem ficar atentos a queixa de dores na ATM (articulação temporo mandibular), frequentes dores de cabeça e se as crianças estão rangendo os dentes durante a noite e também durante o dia (briquismo).
Como o estresse é um dos principais fatores, é muito importante a criança estar em um ambiente acolhedor nos lugares que frequenta.