Erupção Dentária
Erupção do dente novo: o que os pais precisam saber sobre essa nova fase de desenvolvimento da criança?
Cronologia da Erupção dentária
Existe uma ordem em que os dentinhos do seu filho costumam nascer, porém, atrasos habitualmente podem acontecer e as vezes um tipo de dente pode vir antes do outro, ou seja, essa ordem pode variar de criança para criança.
Erupção do primeiro dente de leite / decíduo
O nascimento dos dentes costuma iniciar por volta dos 6 a 8 meses de vida. Os primeiros que erupcionam na boca do bebê, normalmente, são os incisivos centrais (dentes da frente) inferiores.
– Incisivo centrais:
- inferiores, nascem entre 6 a 10 meses e caem entre 6 a 7 anos.
- superiores, nascem entre 8 a 12 meses e caem entre 6 a 7 anos.
– Incisivo laterais:
- superiores, nascem entre 9 a 13 meses e caem entre 7 a 8 anos.
- inferiores, nascem entre 10 a 13 meses e caem entre 7 a 8 anos.
– Caninos superiores, nascem entre 16 a 22 meses e caem entre 9 a 12 anos.
– Caninos inferiores, nascem entre 17 a 23 meses e caem entre 9 a 12 anos.
– Primeiro molar superior, nascem entre 13 a 19 meses e caem entre 9 a 11 anos.
– Primeiro molar inferior, nascem entre 14 a 18 meses e caem entre 9 a 11 anos.
– Segundo molar superior, nascem entre 23 a 31 meses e caem entre 10 a 12 anos.
– Segundo molar inferior, nascem entre 25 a 33 meses e caem entre 10 a 12 anos.
– Siso, nascem dente 17 a 21 anos.
Erupção do primeiro molar permanente
Em geral, os primeiros dentes permanentes a nascer são os primeiros molares (um superior direito, um inferior direito, um superior esquerdo e um inferior esquerdo), na região posterior da boca. Esse evento acontece, em média, aos 6 anos.
Erupção do dente permante
Juntamente com a erupção do primeiro molar permanente, os dentes permanentes anteriores vão surgindo em sequência. Isso tudo começa a ocorrer, em média, próximo aos 6 anos. E esse período de erupção dos dente permanente só termina por volta dos 12 a 13 anos, com a chegada do segundo molar. Em algumas pessoas essa fase encerra só depois, com aparecimento do dente siso.
Dente retido – céu da boca
Por falta de espaço, ou mesmo por outros fatores, alguns dentes ficam impossibilitados de nascer no seu local correto, e podem vir a surgir, por exemplo, no céu da boca. O dentista irá avaliar se será possível sua movimentação para o local correto ou se a extração é necessária. Pois, além de gerar um certo incômodo, esse dente fica mais propenso a acumular placa, devido à dificuldade de higienização.
Dente Extranumerário
A arcada dentária completa de uma pessoa adulta deve conter 32 dentes no total (contando com os sisos). Porém, em algumas situações, pode ocorrer o aparecimento de um ou mais dentes extras, elementos esses que são denominados de extranumerários ou supranumerários.
O mesmo pode ocorrer na arcada decídua e a contagem de dentes decíduos completa é de 20 dentes, portanto, esta também pode apresentar extranumerários.
Erupção ectópica
Erupção ectópica é termo utilizado para definir aqueles dentes que nascem fora da sua posição padrão. Uma visita precoce ao dentista se faz necessária, para que problemas mais sérios sejam evitados e prevenidos, como, por exemplo, a reabsorção da raiz desse elemento.