Skip to main content

Respiração bucal

By 15 de junho de 2021agosto 26th, 2022Respiração bucal
Respuralção bucal

Respiração bucal

Pensa-se que o simples “hábito” de respirar pela boca não seja um problema. Porém, inúmeras consequências podem ser desencadeadas, tanto do ponto de vista da saúde bucal, quanto da saúde de todo o corpo.

 

Meu filho respira pela boca

Existem diversos motivos para que seu filho esteja respirando pela boca. Os fatores que podem levar a um impedimento de respirar pelo nariz, levando a uma respiração bucal são: alergias, aumento de amígdalas e da adenoides, desvio do septo nasal, aumento dos cornetos nasais (estruturas que se encontram dentro do nariz), hábitos bucais prejudiciais, alterações bucais e de posicionamento de dentes, entre outras causas.

Respirador bucal criança

 

Malefícios da respiração bucal

Dentre os inúmeros malefícios que a respiração bucal pode trazer, estão o prejuízo no desenvolvimento das estruturas ósseas, dentárias e musculares, influenciando na mordida, problemas na fala, mau hálito, alongamento da face, achatamento do nariz e diminuição do tamanho das narinas. Além disso, leva a uma secura bucal, que, por sua vez, está relacionada ao aumento do índice de cárie e gengivite. O respirador bucal, também, tem prejuízos no sono, na postura do corpo, tendo chances de ocorrer até mesmo desvios na coluna.

Respiração bucal

Como identificar um respirador bucal?

Algumas características podem ser observadas pelos pais para conseguir identificar essa condição nos seus filhos. Entre elas destaca-se: semblante de cansaço, lábios ressecados, mau hálito, problemas na mastigação (onde os engasgos são mais comuns), durante o sono a boca fica aberta e o ronco é comum também. Além disso, as infecções das vias aéreas, como a sinusite, se tornam mais frequentes.

 

Tratamentos para quem respira pela boca

É importante procurar o Odontopediatra, ele irá fazer uma correta avaliação, pois em alguns casos esse tratamento é multidisciplinar, ou seja, precisa do envolvimento não somente dessa especialidade, mas também, de um Ortodontista (dentista que trabalha com aparelhos dentários) se a mordida da criança estiver alterada. Podendo ainda necessitar de outros profissionais da área da saúde, como otorrinolaringologista para avaliar as condições respiratórias e de um fonoaudiólogo, para aqueles casos em que o posicionamento da língua e tonicidade dos lábios estão modificados.

 

Veja nossas fotos no Instagram: Clique aqui!

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?