Skip to main content

Sangramento na gengiva

By 15 de junho de 2021agosto 26th, 2022Sangramento na gengiva
Sangramento Gengiva

Sangramento na gengiva – Sangue na gengiva

Diversos fatores podem fazer com que a gengiva sangre. A seguir vamos esclarecer um pouco melhor sobre esse problema bastante comum entre as pessoas.

 

Quais as causas do sangramento e inflamação na gengiva em crianças e adultos?

Sangramento Gengiva

Conhecer as causas que levam ao sangramento e a inflamação gengival é bastante importante, porque somente assim o estabelecimento do tratamento poderá ser feito. Dentre alguns fatores podemos destacar:

Escovação incorreta dos dentes

Muitas pessoas acham que uma escovação para ser efetiva deve ser feita com força. Contudo, escovar os dentes com uma força excessiva só trará prejuízos para os dentes e para gengival. Como por exemplo, a retração gengival (exposição da raiz) e o sangramento gengival (Gengivite).

Gengivite

Essa pode ser classificada como sendo uma das principais causas que levam ao sangramento na boca. Essa inflamação é gerada, principalmente, pelo acúmulo de placa bacteriana (restos de alimentos e bactérias), devido a uma insatisfatória higiene bucal.

Periodontite

É um problema que afeta o tecido que sustenta os dentes, essa doença provoca sangramento, dor, mau hálito e mobilidade.

Alterações hormonais na gravidez

Essas alterações hormonais no período da gravidez podem predispor a mulher a ter inflamação e sangramento gengival. Problema esse que precisa ser tratado para que maiores consequências não sejam geradas para ela e para o seu bebê.

Exodontia

A remoção de um dente provoca lesões nos tecidos que estavam em volta e, por essa razão, é normal sangrar um pouco nas primeiras horas após a cirurgia. Mas, atenção, caso esse sangramento persista o dentista deverá ser procurado.

Outras causas

Além dos fatores mencionados acima, o uso de aparelhos ou próteses mal ajustadas; pericoronarite; restaurações com excesso; deficiência nutricional; problemas de coagulação do sangue; imunossuprimidos (comprometimento no sistema de proteção do corpo); doenças como anemia e diabetes, podem também provocar sangramento na gengiva.

 

Sangramento na gengiva – sinais e sintomas

Os sinais e sintomas estarão relacionados a causa que está levando ao sangramento. Que pode ser provocado (ao escovar ou utilizar fio dental) ou espontâneo (a gengiva sangra sozinha). Associado ao sangramento, o mau hálito pode estar presente, além de sensibilidade e desconforto ao se alimentar. A gengiva terá uma coloração mais avermelhada e inchada.

Sangramento na gengiva na gravidez

Esse problema durante a gravidez é decorrente da associação de uma higiene bucal insatisfatória e acúmulo de biofilme. Devido as alterações hormonais, presentes desse período da mulher, a resposta inflamatória pode se tornar exacerbada e, por consequência, levar ao sangramento.

 

Sangramento na gengiva quando passo fio dental

Sangue Gengiva

Ao utilizar o fio dental em uma gengiva inflamada, sua tendência será sangrar bastante. O que pode ser o primeiro sinal da gengivite.

 

Sangramento na gengiva – diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo cirurgião-dentista. Para isso, o profissional fará uma anamnese (entrevista) detalhada ao paciente, perguntando sobre as queixas, seus hábitos de higiene, uso de medicamentos entre outros pontos que ele julgar ser importante. O exame clínico em toda a boca é essencial também. Exames complementares podem ser solicitados, caso o dentista suspeite de alterações no organismo do paciente.

Sangramento na gengiva tem cura?

Sim! O dentista investigará qual é a causa para o problema e traçará o correto tratamento, para que a cura seja estabelecida. A escovação adequada e o uso do fio dental de forma frequente são os principais fatores que colaboram para o sucesso do tratamento.

 

Qual o melhor tratamento para sangramento ou inflamação da gengiva

De acordo com o fator que está provocando o sangramento é que será escolhido o tratamento. Como a principal causa da inflamação, que provoca o sangramento, é o acúmulo de placa/biofilme, a higienização de maneira correta é a primeira conduta. Associada a ela, uma profilaxia, que é a limpeza profissional, é necessária.
Contudo, se o sangramento estiver associado a um quadro de periodontite, o dentista lançará mão de um procedimento que se chama raspagem e, até mesmo, da prescrição antibiótica. Caso a boca se encontre saudável, livre de placa ou outros problemas, o dentista pode fazer um encaminhamento para o médico, com o intuito de investigar, por meio de exames, alterações no organismo da pessoa que possam estar provocando esse sangramento bucal.

 

Veja nossas fotos no Instagram: Clique aqui!

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?