Tártaro Dental
O tártaro dental acomete muitas pessoas. E você sabe como tratar e prevenir essa condição bucal? A seguir vamos sanar alguns constantes questionamentos por parte dos pacientes.
O que é?
Tártaro dental, também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme presente nos dentes quando se torna endurecida.
Como saber se tenho tártaro.
O tártaro é facilmente visível, caso o mesmo se encontre acima do nível da gengiva. Ele é caracterizado por uma formação mineral de cor amarelada ou amarronzada.
Como e com qual frequência se remove o tártaro?
Somente o dentista consegue remover o tártaro dental. Ele realizará uma limpeza e raspagem na região em que o mesmo está localizado. O profissional irá indicar em qual frequência esse procedimento deve ser feito, podendo variar a cada 3 meses , 6 meses, ou ainda a cada 1 ano, uma vez que isso irá depender da sua condição de saúde bucal e fatores de riscos associados.
O tártaro pode inflamar a gengiva? E pode causar cárie?
O tártaro ao se depositar próximo a gengiva pode levar a uma inflamação nesse tecido, que é a gengivite. Além disso, esse cálculo cria uma condição mais propícia para que a placa bacteriana possa se desenvolver e, dessa maneira, forme a cárie dentária.
Bebê tem tártaro? E pode remover?
Sim! Algumas crianças estão mais propensas para a formação de tártaro. Diante disso, se faz necessário visitas regulares ao dentista para a sua remoção, pois o tratamento é essencial para uma boa saúde bucal.
Como prevenir?
A escovação após as refeições em todas as superfícies dos dentes e o uso do fio dental, são as formas de prevenção.
Quais as causas do aparecimento do tártaro?
O principal fator responsável pela a formação do cálculo é a má higienização bucal. Pois, os restos de alimentos propiciam um ambiente favorável para que as bactérias se desenvolvam, formando a placa e em seguida o surgimento do tártaro. Contudo, outras causas podem estar associadas, como, por exemplo, a menor produção de saliva, que leva a uma secura bucal, também pode contribuir para a formação da placa bacteriana.
Tártaro causa mau hálito?
A superfície do tártaro tem uma característica de ser porosa, diante disso, a presença dele leva a um maior acúmulo de placa. Assim como já foi dito, essa placa pode vir a inflamar os tecidos circundantes, o que por consequência provoca o mau hálito.
Escovar os dentes e usar fio dental previne aparecimento de tártaro? Como evitar?
Como forma de evitar o aparecimento do tártaro é preciso manter o hábito de uma higienização bucal correta. A escovação deve ser realizada sempre após as refeições, principalmente antes de dormir e o uso do fio dental, por pelo menos uma vez ao dia, são essenciais. Agora, aqueles pacientes que já tem a formação do cálculo nos dentes é preciso ir ao dentista para remover, pois somente com a higienização em casa não será possível remover.
Tirar tártaro dói? Sangra?
Como, geralmente, o tártaro está associado a uma inflamação na gengiva, ao removê-lo o paciente pode sentir um certo desconforto e ainda essa gengiva poderá sangrar um pouco. Mas é um procedimento bastante simples que geralmente não causa dor.
Qual a diferença entre tártaro supra e subgengival?
A diferença está quanto a sua localização. O tártaro supragengival é aquele que se encontra acima da gengiva, ele é facilmente identificado. Já o subgengival é o tártaro presente dentro da gengiva, dessa maneira, o dentista contará com outros artifícios para sua identificação, como a sondagem e o exame radiográfico. Tanto o supragengival, quanto o subgengival devem ser removidos na consulta periódica.