Skip to main content

Chupeta e Bico

By 29 de abril de 2021maio 2nd, 2022Chupeta e Bico
bico chupeta crianças

Uso da Chupeta / Bico

O ato de sugar, chamado de sucção, é um movimento natural e fisiológico em bebês. Ele representa uma das formas que a criança tem para descobrir e investigar o mundo ao seu redor.
Além do peito da mãe, essa necessidade natural de sugar acaba sendo realizada pelo uso chupetas/bico, ou do dedo, e até mesmo de objetos, como brinquedos, Paninhos…

chupar bico mamadeira chupeta

Qual a idade ideal para parar de usar a chupeta ou bico?

É aguardado que a maioria das crianças pare de usar a chupeta ou bico mais ou menos nos seus três anos de idade.

 

Existe um tipo certo de bico infantil?

Basicamente, existem dois tipos de bico infantil: convencionais e ortodônticos. Porém, não há um tipo de chupeta que não traga consequências negativas para os dentinhos da criança. As mães devem pensar que o real prejuízo do bico não está só  relacionado ao o seu tipo, mas sim também à frequência, intensidade e duração desse hábito.

bico chupeta odontopediatra

Quais as vantagens do bico ortodôntico?

O bico ortodôntico possui um formato supostamente mais semelhante ao mamilo da mãe, quando comparado ao bico convencional. Por isso, é esperado que essa chupeta ortodôntica propicie uma melhor adaptação na boca do bebê, acompanhada de uma vedação labial mais adequada. Porém, é importante deixar claro que existem ainda poucos estudos relacionados ao bico ortodôntico, dessa maneira, o recomendável é que se consiga, o quanto antes, eliminar o uso de qualquer tipo de bico da criança.

 

Quais os danos que o bico pode causar nas crianças

O uso prolongado da chupeta pode ter consequências no crescimento e desenvolvimento da face e na mordida. Além das alterações nos ossos e músculos da face e dentes, o uso do bico a longo prazo pode desencadear problemas na mastigação, deglutição, fala e na respiração, além de dependências emocionais.

 

– Chupar dedo é pior que chupar bico?

bico chupeta chupar dedo

Sim! Chupar o dedo pode ser ainda mais prejudicial. Pois é possível que esse hábito seja mais frequente, visto que não necessita ser disponibilizado pelos pais, como é o caso da chupeta. Além disso, devido ao fato de a força exercida pela sucção do dedo ser maior. Assim, as consequências na cavidade bucal também serão mais acentuadas em alguns casos, como atresia (estreitamento) maxilar e a projeção dos dentes anteriores superiores.

chupar o dedo crianças

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?