Herpes Labial
O herpes labial é uma doença causada por um vírus que acomete não apenas adultos. As crianças também podem manifestá-la. Nessa faixa etária, o cuidado deve ser ainda maior, já que o sistema imunológico ainda não está totalmente maduro. A seguir abordaremos como essa infecção se manifesta nas crianças.
O contágio do herpes labial em crianças
O contágio primário do vírus herpes simples tipo 1 (vírus do herpes labial) nas crianças ocorre, geralmente, antes dos 6 anos de idade. Na grande maioria das crianças esse primeiro contato com o vírus acontece sem manifestar nenhum tipo de sintoma.
Porém, em algumas pessoas, discretas lesões na boca podem se fazer presente. E em outros casos, ainda, essa infecção pode proporcionar além das lesões na cavidade oral (de forma mais pronunciada), mas também, febre, irritabilidade, dor de cabeça, mal-estar e dor ao se consumir, principalmente, alimentos ácidos. Essas lesões que se manifestam na boca costumam se romper formando úlceras (parecidas com as aftas).
Os riscos do herpes labial durante a infância
Como o sistema imunológico das crianças ainda não está totalmente desenvolvido, em casos que a manifestação do vírus cause febre, essa deve ser cuidada imediatamente. Outro risco, se diz respeito as úlceras que são formadas. É importante destacar que elas são altamente contagiosas e as chances de contrair herpes em outras partes do corpo é grande.
Como tratar herpes labial? Qual o melhor remédio?
O tratamento é estabelecido para cada paciente, após feita uma avaliação com o Odontopediatra. Geralmente, para diminuição dos sintomas, comprimidos ou pomadas são prescritos. Em alguns casos, a terapia com o laser de baixa intensidade é realizada. Do mesmo modo, uma consulta com o Pediatra se faz necessária para avaliar o sistema imunológico desta criança.
Herpes tem cura?
O herpes não possui cura. Mas é possível, ao se tomar certos cuidados, fazer com que a doença não se manifeste com tanta frequência.
Como aliviar a dor causada pelo herpes labial?
Como foi mencionado acima, o uso de comprimidos e pomadas podem ser indicados para o alívio da dor. Eles devem ser utilizados assim que as lesões aparecem na boca. Evitar alimentos e bebidas ácidas ajudam a suavizar essa sensação dolorosa.
Como evitar o surgimento do herpes labial?
Manter uma vida saudável, com hábitos alimentares corretos e atividades físicas contribuem para uma melhora na imunidade e, dessa maneira, evita-se o surgimento do herpes labial. Zelar por uma boa saúde mental e diminuir as exposições intensas ao sol são formas de se prevenir a manifestação desse vírus.
Veja nossas fotos no Instagram: Clique aqui!