Aftas

By 29 de abril de 2021abril 14th, 2022Afta
aftas dentista porto alegre

Afta

A afta é uma das lesões mais comuns que podem aparecer na boca. Só quem já teve uma “feridinha” assim compreende o quanto isso pode incomodar e ser bem doloroso. Mas você sabe o que deve ser feito quando uma afta surgir e por que ela pode aparecer?

O que são aftas

Aftas são pequenas úlceras rasas que acometem a cavidade bucal. Comumente, possuem um formato redondo, com margens vermelhas e são dolorosas. Podem, ainda, serem solitárias ou múltiplas. As aftas podem surgir em diferentes regiões, como na gengiva, língua (principalmente abaixo dela) e bochecha. Essas lesões são observadas mais frequentemente em crianças e adultos jovens.

afta odontopediatra

Como tratar as aftas

A afta tende a desaparecer sozinha após duas semanas, normalmente. Mas, caso essas lesões comecem a surgir com maior frequência o dentista deve ser consultado. Quando essa ferida estiver presente recomenda-se a ingestão de bastante água.

Recomenda-se, também, evitar alimentos muito quentes, salgados ou ácidos. Além disso, dentre as formas para aliviar o desconforto está o uso de analgésicos, pomadas, realização de bochechos, tratamento com laserterapia, dentre outras. Porém, antes de optar por qualquer conduta, uma visita ao dentista é recomendável e necessária. O dentista ou Odontopediatra irá realizar uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

aftas odontopediatria labio

Quais as possíveis causas da afta e como prevenir

Entre as possíveis causas da afta estão a baixa na imunidade, traumas (devido a uma escovação com maior força ou uso de aparelho ortodôntico desajustado, por exemplo), infecções, questões emocionais, mudanças hormonais, fatores genéticos, deficiências nutricionais ou distúrbios gastrointestinais, entre outras causas.
Definir uma medida para eliminar totalmente a chance de um novo aparecimento de uma afta não é possível, porém algumas condutas podem ser seguidas para que se consiga, ao menos, diminuir essa recorrência. Uma alimentação saudável e balanceada, acompanhada da correta higiene bucal, são algumas entre as formas de prevenção.