Endodontia – Tratamento de Canal

By 11 de abril de 2022agosto 26th, 2022Endodontia
endodontia tratamento de canal odontopediatra

Endodontia

Endodontia ou tratamento de canal é sempre muito temido por muitas pessoas. A seguir explicaremos melhor sobre ele e veremos que é um tratamento tranquilo e muito importante de ser realizado.

O que é endodontia?

Endodontia é uma especialidade da Odontologia que trabalha com os tecidos internos do dente, a polpa dentária e a região do periápice (final da raiz). Ela tem como intuito prevenir ou tratar possíveis infecções nessa região dos dentes.

Arcada superior quantos canais

tratamento de canal

Quando um dente precisa fazer canal?

O dente terá indicação para o tratamento de canal (tratamento endodôntico) quando a polpa for atingida por um agente agressor (devido a cárie ou traumatismo, por exemplo), ocorrendo, dessa forma, a instalação de um processo infeccioso nesse tecido.

O que é o canal no dente?

Quando nos referimos ao canal estamos falando da raiz do dente. Então, o tratamento de canal é um procedimento onde eliminamos o foco de infecção presente nessa porção dentária. É na raiz que se encontra a polpa radicular, e essa é altamente inervada e vascularizada. Quando o processo infeccioso atinge essa região o dente pode perder a sua vitalidade e precisar do tratamento de canal (necropulpectomia). O mesmo procedimento pode ser indicado também como forma de evitar que o dente perca a sua vitalidade (biopulpectomia).

Endodontia em Odontopediatria. Tratamento de canal em dente de leite.

No dente de leite também pode ser realizado o tratado de canal. É um procedimento essencial, pois possibilita que o dente decíduo (dente de leite) permaneça na boca até o período de troca pelo permanente, não ocasionando problemas que poderiam acontecer com sua perda precoce. As indicações são praticamente as mesmas do permanente, porém, existem algumas situações específicas em que não realizamos o procedimento em dentes de leite, e a principal delas é quando o mesmo está próximo de sua esfoliação (que é quando está próximo de ser substituído pelo permanente), nesse caso optamos por extrair.

tratamento de canal dente de leite

Endodontia na gravidez

É um mito pensar que durante a gravidez o tratamento de canal (endodontia) está contraindicado. O trimestre mais apropriado para intervenções odontológicas é o 2º, contudo em uma situação de urgência, onde essa futura mamãe está sentindo dor ou caso o dentista constate outros sinais que indicam a intervenção naquele momento, o tratamento de canal não pode ser postergado. Pois, é importante ser esclarecido que a persistência de um quadro de infecção pode ser muito prejudicial para mãe e para o bebê.

Endodontia – passo a passo

O tratamento endodôntico é composto por etapas. Dependendo do quadro clínico em que se encontra o dente, o dentista optará por uma seção única ou mais de uma seção para executar esse tratamento.

Em todas as situações o protocolo inicia-se com uma minuciosa anamnese (entrevista com o paciente), para que seja coletado todas as queixas, se faz o uso de alguma medicação, se possui problemas de saúde e, também, especificamente em relação ao problema que o motivou a procurar o dentista (quando começou a dor, como é essa dor, etc.).

O profissional lançará mão de exames para ajudar no diagnóstico, como testes de sensibilidade, radiografias e outros exames que julgar serem necessários.
Após estabelecido o diagnóstico, o cirurgião-dentista vai iniciar o procedimento de fato. Primeiramente, a anestesia, quando necessário, seguida pela abertura dos canais, instrumentação e irrigação (para eliminar as bactérias), inserção de uma medicação dentro dos canais (caso necessário), obturação (os canais serão preenchidos e selados) e, por fim, a restauração do dente.

tratamento de canal passo a passoO tratamento de canal dói?

Muitos acham que o tratamento de canal (Endodontia) é bastante doloroso, pelo fato de remover o nervo que está inflamado. Mas, pelo contrário, com a realização de uma anestesia bem feita o tratamento poderá ser executado de maneira tranquila, pois o paciente não sentirá dor.

O tratamento escurece o dente?

Algumas pessoas podem se queixar de uma mudança de cor no dente em que foi feito o tratamento de canal. Caso isso ocorra, o dentista deve ser procurado para solucionar o problema. A confecção de lente, faceta ou ainda uma coroa para o dente envolvido são alguns dos procedimentos que podem ser realizados.

Cárie profunda precisa de tratamento de canal?

O cirurgião-dentista saberá diagnosticar se é preciso optar por um tratamento de canal nessa situação ou se outros procedimentos poderão ser indicados. Mas, geralmente, na presença de lesões de cárie profundas, a conduta é o tratamento de canal.