Pré-Natal Odontológico
A condição de saúde bucal da gestante pode interferir diretamente na saúde geral e bucal do seu filho. Diante disso, o acompanhamento com o dentista é tão essencial, assim como o do médico. O pré-natal odontológico são as medidas de assistência e atenção com a saúde bucal da gestante, que passam por orientações para a promoção da saúde bucal do seu bebê.
Os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados, pois estudos já relataram que problemas bucais podem ocasionar complicações obstétricas. Dentre essas complicações estão o baixo peso ao nascer do bebê, ou até mesmo um parto prematuro.
Problemas bucas mais comuns na gestação e seu cuidados
Durante a gestação, a mulher passa por alterações físicas e comportamentais. Em virtude das alterações hormonais que ocorrem, um agravamento de reações inflamatórias na gengiva podem acontecer, predispondo doenças como a gengivite e a periodontite.
As alterações fisiológicas em si, decorrentes da gravidez, não são responsáveis por causar cárie. Contudo, durante esse período, a mulher tende a modificar o padrão e frequência alimentar (principalmente do açúcar) e isso sim seria um fator que influenciaria o aparecimento da doença cárie na gestante.
Enjoos e vômitos são frequentes nesse período. Como os dentes entram em contato com o líquido ácido do estômago, eles podem se desgastar e ficar mais sensíveis, ocorrendo o processo que chamamos de erosão. Com o intuito de minimizar esse desgaste é recomendo que a gestante não escove os dentes imediatamente após vomitar. É comum, também, a sensação de boca seca, principalmente pelo fato de a gestante adquirir o hábito de respirar mais pela boca, uma vez que a respiração pelo
nariz se torna mais dificultosa. Por isso, a ingestão maior de água é recomendada.
Mitos sobre atendimento odontológico às gestantes
Muitos mitos existem a respeito de realizar uma consulta com o dentista durante a gestação. Ainda que ocorram alterações e adaptações na mulher durante esse período, isso não pode ser considerado um impedimento para o atendimento odontológico.
O segundo trimestre gestacional é o período de escolha para realização de
tratamentos odontológicos. Mas qualquer intervenção, de maneira especial aquelas que envolvem infecção, dor, controle de placa e orientações quanto a higienização bucal, podem ser feitas em qualquer período gestacional.
Ao contrário do que se pensa, o exame radiográfico é seguro e pode ser feito em qualquer trimestre da gestação, quando há a necessidade, e contanto que se tenha a proteção recomendada necessária.
O uso da anestesia local pode ser feito caso haja a necessidade para evitar dor. Em relação ao uso de medicamentos, a gestante deve seguir corretamente as orientações prescritas pelo dentista.
Por isso, ao dizer que “grávidas não podem ir ao dentista”, “a cada gestação um dente é perdido” ou “os dentes ficam fracos porque o feto tira o cálcio deles”, são mitos, pois não possuem nenhuma comprovação científica.
Onde fazer pré-natal odontológico em Porto Alegre
A consulta ao dentista, durante a gestação ou até mesmo quando se está planejando uma gravidez, é fundamental para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e para manutenção da saúde da mãe e do bebê. Venha para a Clínica da Dentista Legal, em Porto Alegre, para realizar o seu pré-natal odontológico.