Erosão dentária

By 11 de junho de 2021abril 14th, 2022Erosão dentária
erosão dentaria

Erosão dentária

Hábitos alimentares influenciam e muito na manutenção da saúde do nosso corpo. Mas você sabia que determinados alimentos podem influenciar na saúde dos dentes?

O que é erosão dentária?

A erosão dentária é o desgaste que acomete as estruturas dos dentes. E sim, determinados alimentos podem ser uma das causas responsáveis por essa perda de tecido dental.

Como identificar a erosão dentária?

erosão dentária

Acompanhado desse desgaste, a erosão provoca sensibilidade e pode-se identificar, ainda, alteração na coloração dos dentes e até mesmo no seu formato, quando esse processo já se encontra em estágio avançado.

Quais as causas da erosão dentária?

A erosão dentária pode ser causada por fatores externos, como o uso de medicamentos, meio ambiente e alimentação. O consumo mais frequente de alimentos ácidos (mais de 2 vezes por dia), como frutas cítricas (limão e laranja, por exemplo), refrigerantes, entre outros, são um dos fatores que aumentam a chances de ter esse desgaste.
Além disso, a erosão pode ser causada por questões internas do organismo. As alterações gástricas, tal qual o refluxo gastroesofágico ou mesmo devido ao período da gravidez (onde os enjoos e vômitos se tornam mais frequentes), são alguns desses fatores, uma vez que o suco presente no estômago, o suco gástrico, é bastante ácido. Desordens como a bulimia e anorexia e ainda doenças como o alcoolismo são também exemplos de fatores internos.
Contudo, a erosão pode não ter uma causa aparente (fonte idiopática). Pois, avaliações e exames não conseguem determinar a causa.

erosão dentária

Como prevenir a erosão dentária?

Caso a erosão dentária esteja relacionada a dieta, deve-se diminuir a frequência de ingestão de comidas ácidas, dando preferência em consumi-las junto as refeições. Outra dica diz respeito as bebidas ácidas. Buscar ingerir de forma rápida para que fique a menor quantidade de tempo possível em contato com os dentes é importante. O canudo pode auxiliar para diminuir esse contato direto também.
Além disso, a escovação dos dentes não deve ser realizada logo após o consumo dos alimentos ácidos. É preciso esperar algum tempo para que a saliva consiga diminuir essa quantidade de ácido que estará presente na boca, para só então fazer a higienização com pasta dental. Uma escovação sem muita força utilizando uma escova com cerdas macias é fundamental. Visto que a saliva tem papel importante, a hidratação é uma forma de prevenir esse desgaste. Como a erosão pode estar relacionada com alterações do organismo, cuidar da saúde geral do corpo é imprescindível para uma boa saúde bucal.

O que é xerostomia?

Xerostomia é a sensação de boca seca. Ela pode estar relacionada à várias doenças ou alterações sistêmicas.

A xerostomia pode causar erosão dentária?

Como a saliva tem um papel protetor, pois auxilia na neutralização do conteúdo ácido na boca, a sua diminuição na cavidade bucal pode sim provocar a erosão dentária.

É possível perder um dente por causa da erosão dentária?

Sim. Como algumas pessoas não costumam fazer visitas periódicas ao dentista, acabam que quando procuram, o desgaste pode já estar em um estágio avançado, uma vez que, essa é uma condição gradativa. Diante disso, o paciente pode vir a perder o dente. Por esse motivo, é fundamental buscar intervir no estágio inicial da erosão, identificando o fator causador e qual tratamento será necessário.

erosão dentária

A erosão pode afetar os dentes de leite

Os dentes decíduos também podem ser acometidos pela erosão dentária. E isso vem acontecendo com bastante frequência na população, pois o padrão alimentar vem sofrendo alterações. As crianças estão consumindo cada vez mais cedo bebidas ácidas, como refrigerantes. Outro fator causador é o aumento dos casos de ansiedade e estresse nessa faixa etária, que acabam provocando refluxo e vômito.

Como é feito o tratamento da erosão dentária?

A conduta que o dentista irá adotar vai depender do grau de severidade da erosão. Em estágios iniciais a aplicação de flúor ou o uso de produtos que diminuem a sensibilidade dos dentes pode ser indicado. Em casos que o dente perde o seu formato devido ao agravamento do desgaste, restaurações de resina, por exemplo, são indicadas. Mas o tratamento só será efetivo caso o fator responsável pela erosão seja eliminado.