Skip to main content

Primeira Consulta

By 21 de abril de 2022junho 30th, 2022Primeria Consulta
primeira consulta dentista

A importância da primeira consulta na dentista

A primeira consulta da criança ao dentista é essencial para que assim, seja possível a identificação de possíveis alterações/variações na boca do bebê, como por exemplo, a presença de dentes natais (quando nascem com a criança) ou neonatais (quando aparecem nas primeiras semanas de vida).
É fundamental que a consulta seja realizada pelo Odontopediatra, somente esse especialista possui o conhecimento de técnicas e a melhor forma para realizar o atendimento aos bebês. Nessa primeira visita tudo precisa ser relatado pelo responsável. Visto que, a história médica e odontológica passada e atual da criança e dos familiares (principalmente mãe e pai) pode influenciar no diagnóstico e na conduta dos procedimentos.
De acordo com a urgência, alguns procedimentos já devem ser realizados logo nessa primeira consulta. Também, nessa visita, alguns exames para auxiliar na definição do diagnóstico, como uma radiografia, podem ser feitos. Caso o dentista julgue fundamental, encaminhamentos para outros profissionais são requeridos. Qualquer conduta realizada será seguida de acordo com a necessidade e particularidade de cada criança.
Após esse primeiro contato com o dentista, as visitas devem continuar regulares, para que assim seja estabelecido um vínculo entre a família, profissional e a criança, buscando sempre a prevenção de possíveis agravos.

odontopediatria porto alegre primeira consulta

Quando deve ocorrer a primeira consulta na dentista

De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria, na maternidade a equipe hospitalar já deve realizar a avaliação da cavidade bucal do recém-nascido. E, assim que possível, o bebê deve ser encaminhado para um dentista.(caso apresente algo que precise ser rápida a visita do recém nascido) caso contario, mantemos a informação dos 6 meses a 1 ano a primeira vinda)

 

Primeira visita ao dentista. Dicas para os pais

primeira consulta dentistaA primeira das dicas seria optar em levar o seu filho a um profissional que seja especialista, ou seja, o Odontopediatra, ele é o mais capacitado para que a consulta seja bem sucedida. Como foi citado acima, a primeira visita deve ocorrer antes da chegada dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses a 1 ano.
É importante que os pais/responsáveis saibam quais procedimentos serão realizados pelo dentista no atendimento, para que esse fique mais tranquilo e transmita essa segurança para sua criança. De forma alguma, frases como “se você não se comportar vou te levar para tomar injeção”, entre diversas outras, não devem ser ditas. Seja sempre sincero com a criança. Nunca se deve mentir, pois isso já prejudicaria a sua confiança.
Vale ressaltar também que nem sempre o choro está relacionado à dor. Por isso, se a criança chorar na primeira consulta os pais devem ficar calmos e confiar no profissional. Outro ponto importante é não perder a paciência com seu filho e nem mesmo gritar com ele. O Odontopediatra saberá conduzir bem a situação.

primeira vez na dentista porto alegre

Odontopediatria em Porto Alegre

Quanto mais cedo a criança for levada ao profissional, menores serão as chances de que a mesma possa criar ansiedade e possíveis traumas. Muitas gerações foram marcadas pelo “medo de dentista”. E agora temos a oportunidade de escrever uma nova história. A Clínica da Dentista Legal, em Porto Alegre, oferece um trabalho completo e de qualidade para seu filho e sua família. Venha nos visitar!

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?