Pulpite

By 15 de junho de 2021agosto 26th, 2022Pulpite
Pulpite Bruxismo

Pulpite

Você já se deparou com uma dor bem forte no dente após ter se alimentado com algo quente, gelado ou ainda, que deitou para dormir e essa mesma dor foi capaz de até tirar o seu sono? Essas duas situações podem representar um caso de pulpite.

O que é pulpite e como ela surge?

É a inflamação que acomete a polpa, ou seja, o tecido dental mais interno. Essa camada possui muitos vasos sanguíneos e nervos, que são responsáveis pela vitalidade do dente. Quando um agente agressor (cárie, trauma, por exemplo) atinge a polpa iniciará um processo de inflamação.

Quais as causas da pulpite? Crianças podem ter pulpite?

Como foi mencionado anteriormente, a causa desse processo inflamatório no dente é a presença de um agente agressor. A cárie dentária é a maior responsável por estes casos. Nessa doença, as bactérias vão destruindo os tecidos do dente até contaminar a polpa. Além da cárie, outros agentes agressores são responsáveis por causar a doença, como o trauma (quedas e pancadas na boca ou diretamente no dente), maloclusão (problemas no posicionamento dos dentes), entre outros fatores.
Assim como os adultos, as crianças também podem ter e graças as características dos dentes de leite (como, por exemplo, ter um tecido pulpar amplo), a progressão desse problema pode ser ainda mais rápida, quando não tratado.

Pulpite – diagnóstico

O diagnóstico será realizado por um Dentista / Odontopediatra. E para isso, o profissional vai lançar mão de testes térmicos (frio e quente), radiografias, relato do paciente e outras características clínicas da doença.

Qual a diferença entre pulpite aguda e crônica

Na pulpite aguda o processo inflamatório acontece em um pequeno período de tempo. No início podemos classificá-la como pulpite aguda serosa, onde a dor é menos intensa. Após isso, a polpa entra em um quadro que denominamos de pulpite aguda purulenta, pois há presença de pus e a dor, nesses casos, é menos tolerável.
Já na pulpite crônica o quadro de inflamação ocorre mais lentamente. Seus subtipos são: pulpite crônica hiperplásica onde é possível notar um pólipo (“bolinha”) no dente; pulpite crônica ulcerada onde já existe uma úlcera na superfície exposta da polpa.

Qual a diferença entre pulpite reversível e irreversível

A pulpite reversível é o tipo que irá regredir sem provocar sequelas (ou seja, o dente permanecerá vital), caso o tratamento seja realizado precocemente e o agente agressor seja eliminado.
Contudo, se o quadro inflamatório não for cessado (não ocorra uma intervenção), haverá uma progressão instalando-se uma pulpite irreversível. Esse quadro gera maiores sequelas levando até mesmo a necrose pulpar (perda de vitalidade do dente), levando ao tratamento de canal do dente permanente ou de leite (decíduo).

Pulpite Tratamento de Canal

Pulpite, quais seus sintomas:

Os sintomas vão depender do tipo de pulpite. Na reversível o paciente vai sentir dor ao mastigar, principalmente, comendo algo quente ou frio e essa dor irá passar depois de um curto tempo. Na maioria das vezes essa sensação dolorosa é cessada com analgésicos. Agora, em casos de irreversível, a presença de uma dor pulsante e muito intensa poderá surgir, mesmo sem a pessoa ter mastigado algo, ou seja, sem nenhum estímulo, podendo demorar para passar e ainda não ser aliviada com remédios.
Na pulpite aguda a dor é, geralmente, contínua, intensa e difusa (o paciente não consegue localizar o dente ao certo). Agora, a crônica é caracterizada por uma dor de longa duração e de baixa intensidade.

Pulpite tem cura?

Essa inflamação pode ser curada sim. Caso o paciente procure atendimento odontológico assim que os primeiros sintomas aparecerem toda a inflamação pode ser eliminada e sem provocar maiores danos ao dente e aos tecidos que estão próximos dele. Mas se uma intervenção não for realizada, o processo inflamatório é capaz de se tornar mais intenso, levando a quadros graves de infecção, com a formação de abcessos. Por isso, a importância de se buscar tratamento, pois, em pacientes que possuem o sistema imunológico enfraquecido ou apresentam alguma comorbidade, como algumas alterações no coração, por exemplo, as chances dessa infecção se agravar e invadir outras partes do corpo estão presentes, existindo até mesmo o risco de óbito.

Pulpite – tipos de tratamento

Pulpite infantil

O tratamento dependerá do que causou a doença e qual estágio/tipo se encontra essa inflamação. Na pulpite reversível, a remoção do agente agressor que, na maioria das vezes, é a cárie, já é resolutivo para o problema. Porém, como nos casos de pulpite irreversível o estágio da inflamação já se encontra mais avançado, o tratamento indicado é mais invasivo, pois é necessário realizar o tratamento de canal. Há casos ainda que nem canal será efetivo para a situação e a saída vai ser remover o dente.

O bruxismo pode causar a pulpite?

Sim, como essa condição é considerada um tipo de agente agressor aos tecidos do dente, dessa maneira, é capaz de ocasionar um quadro. O apertar e ranger de dentes podem provocar traumas leves, mas constantes na arcada dentária ou em um dente específico e isso ocasionará em uma inflamação da polpa.