Skip to main content

Frenectomia – Frenotomia – Freios Bucais

By 19 de abril de 2022setembro 15th, 2022Frenectomia e Frenotomia
freio lingual

Freios Bucais

Por que fazer a frenectomia nos freios bucais? Imagina-se que o principal prejuízo de um freio curto (“língua presa”) seria a fala. Porém, essa alteração, no freio lingual, assim como no freio labial, pode trazer inúmeras consequências para o crescimento e desenvolvimento do seu filho.

Para saber mais sobre a primeira consulta: Clique aqui!

O que é freio lingual e freio labial?

O freio ou frênulo é uma prega membranosa que une duas partes, cuja função é restringir um movimento. Os freios labiais bucais conectam os lábios às gengivas, e o freio lingual interliga a língua ao assoalho da boca.

frenectomia labial O que é frenectomia

Em alguns casos, esses freios bucais podem estar curtos e/ ou espessos demais, tornando-se necessária uma intervenção. A frenectomia consiste na correção cirúrgica do freio.

 

Quando está indicada a frenectomia

Quando o freio lingual estiver realmente comprometendo o movimento da língua, trazendo consequências na mastigação, fala, deglutição e sucção está indicada a cirurgia. Já nos freios labiais, principalmente o superior, está indicada a frenectomia se o mesmo estiver trazendo desconforto, por exemplo, machucando sempre quando algo encosta. Pois, dessa forma, a higienização pode estar sendo comprometida, e assim, como já sabemos, diversos problemas a saúde bucal são capazes de surgir, acarretando até mesmo a perda dos dentes da região.

 

Como é feita a frenectomia?

Freios bucais – Frenectomia

frenectomia corte freio ligua bebeSe trata de uma cirurgia bastante simples e rápida. No procedimento é realizada uma anestesia no local e, por meio de incisões, é feita a correção do freio. Devem ser seguidos alguns cuidados pós-operatórios, como optar por alimentos mais frios e pastosos e o uso de analgésicos (caso necessário) até o segundo dia da cirurgia. A higiene, também, é fundamental.

 

frenectomia frenula

 

Frênulo alterado com fixação entre terço médio ápice e na crista alveolar.

 

frenectomia lingual

 

 

Frênulo alterado fixação entre terço médio e entre as carunculas sublinguais.

 

 

freio ligual

 

 

Frênulo alterado fixação no ápice e na crista alveolar.

 

 

 

Qual a diferença da Frenectomia para a Frenotomia?

A frenotomia é uma intervenção cirurgica mais simples, nela ocorre somente o corte parcial do freio, não ocorrendo, dessa forma, a sua retirada por completo. A frenectomia envolve a retirada de parte do freio, ou seja, é um procedimento de maior complexidade.

Importância do teste da linguinha

Em bebês, se freio lingual estiver alterado isso é capaz de trazer problemas na sucção e deglutição, como já foi relatado, o que reflete no ganho de peso do bebê, pois o dificultará de mamar. Diante disso, o teste da linguinha é essencial, e deve ser realizado nas primeiras 72 horas de vida até 30 dias no máximo, para que alterações no frênulo lingual, ou também no freio bucal sejam diagnosticadas. Diante disso, se for diagnosticado, avalia-se o grau que se encontra o freio e a necessidade de uma intervenção nessa fase, visto que, em recém-nascidos a cirurgia não sangra e não provoca dor.

 

Frenectomia e Frenotomia em Porto Alegre

A Clínica Dentista Legal é referência nas cirurgias de frenectomia e frenotomia em Porto Alegre, que consiste na correção cirúrgica do freio de bebês e crianças.

 

Veja nossas fotos no Instagram: Clique aqui!

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?