Abscesso dentário
Situação bastante incômoda, que gera muita dor e ainda pode ser acompanhada de inchaço na face, febre, mal-estar, cefaleia e náuseas. Pessoas que apresentem esse quadro clínico, existe a possibilidade de se tratar de um abscesso dentário, ou seja, um quadro de infecção no dente.
O que é um abscesso dentário?
Um abscesso dentário representa a formação de um conteúdo purulento em uma cavidade presente ao redor do dente. O abscesso perirradicular (na raiz do dente) agudo é o tipo mais prevalente. Em estágios iniciais, ele estará presente dentro da boca e à medida que a infecção vai se agravando, pode se difundir pelo organismo. Nessa situação, alterações sistêmicas se fazem presentes, e caso alguma intervenção não ocorra tem potencial de levar ao óbito.
Bolinha de pus na gengiva pode ser abscesso periapical?
Sim. Esse conteúdo purulento, presente ao redor do dente que está sendo o foco da infecção, precisa ser expulso. E uma forma de drenar seria pela gengiva, por isso ocorre a formação de uma bolinha, com característica esbranquiçada (que é o próprio pus) ou ainda apresentando alguns pontos vermelhos (presença de sangue).
Quanto tempo dura o abscesso dentário?
O tempo de duração está relacionado com o tipo de abscesso. A classificação é:
Abscesso agudo
Nesse tipo há a presença de dor espontânea, pulsátil, lancinante (como se fossem “fisgadas”) e localizada (consegue distinguir o local de origem). Pode haver o comprometimento sistêmico e, também, a presença de inchaço no rosto. Quando uma intervenção é feita e os medicamentos são tomados, por volta de três dias a situação clínica já terá melhora.
Abscesso crônico
Geralmente não apresenta sintomas e observa-se, próximo ao dente que está envolvido, a presença de uma fístula, por onde o conteúdo purulento será eliminado. Esse tipo de abcesso tem um caráter demorado, já que se trata de uma manifestação crônica da infecção.
Abscesso periodontal
Abscesso periodontal é o abscesso que acomete os tecidos periodontais (que protegem e sustentam o dente). Sua origem pode vir de uma doença periodontal, a periodontite, como ainda devido a um quadro de pericoronarite. A gengiva ao redor se apresenta avermelhada, inchada e com pus. É, também, um quadro que provoca muita dor.
Abscesso dentário: principais causas do abscesso na raiz do dente
As principais causas que levam a um abscesso na raiz do dente são quadros de pulpites (devido à presença de cáries extensas e traumas, por exemplo) que se agravam.
Como tratar um dente com abscesso?
O tratamento consiste na eliminação do agente agressor por meio de um tratamento de canal. Naqueles casos evoluídos, onde uma bolsa de pus se forma na boca ou quando o rosto já se encontra inchado, o procedimento de drenagem também precisa ser realizado, para que todo aquele conteúdo purulento consiga ser expulso. Se o paciente apresentar comprometimento sistêmico o uso de antibióticos será necessário.
Abscesso estourou, o que fazer?
Caso outros sinais estejam presentes, como febre, mal-estar, cefaleia e náuseas, a conduta correta é procurar um hospital imediatamente. Porém, se o paciente estiver bem, sem apresentar esses sintomas, o dentista precisará ser procurado. A busca por atendimento não deve ser demorada para que possíveis agravamentos no quadro de saúde sejam evitados.
Quais os cuidados que devemos ter e após a remoção do abscesso dentário
Os principais cuidados são a manutenção dos medicamentos que foram prescritos pelo dentista ou médico e de uma boa higiene oral. E, caso o tratamento de canal ainda não tenha sido realizado, ele precisa ser feito o quanto antes.