Fístula

By 29 de abril de 2021abril 14th, 2022Fístula
fistula bolinha branca na gengiva

Fístula

A fístula é um sinal clínico da presença de uma infecção. Quando essa infecção está ocorrendo na boca e/ou nos seus tecidos adjacentes essa fístula pode aparecer, normalmente, na gengiva próxima aos dentes, ou ainda fora da boca. A mesma é representada por uma “bolinha”, preenchida com pus, que pode conter, além do mais, sangue, caso essa região seja pressionada. Diante disso, a fístula não é uma doença, mas sim uma defesa do organismo ao combater a infecção que está ocorrendo.

O que é fistula

fistula bolinha branca gengiva

As fístulas odontogênicas, ou seja, de origem dentária, são canais que ligam o local de uma infecção até uma região externa. Quando essa infecção está ocorrendo no dente, toda região próxima a ele fica inchada. Caso esse inchaço provoque uma pressão maior, o tecido que está envolvido tende a procurar um caminho para drenar esse conteúdo, caminho esse denominado de fístula.
Esse sinal clínico pode, algumas vezes, ser confundido e não receber o tratamento adequado. Por exemplo, quando essa fístula aparece na face, ela pode ser confundida, erroneamente, com uma espinha. Ou quando aparece internamente, alguns a confundem com afta, por exemplo.

O que causa a fístula

Entre as causas mais comuns para o aparecimento de uma fístula estão a ocorrência de um trauma (algum acidente em que atingiu diretamente os dentes ou mesmo a boca) e as cáries profundas. Eventos esses que provocam uma invasão bacteriana da região mais interna do dente (a polpa) levando a uma necrose (morte do tecido).

Como tratar a fístula

fistula tratamento dentista porto alegre

Caso você perceba a presença de uma fístula, o dentista deve ser consultado. O profissional realizará radiografias, se necessário, e uma completa avaliação. Sua conduta consiste na realização de um tratamento de canal no dente acometido, que pode ser acompanhado, em alguns casos, de uma drenagem do conteúdo purulento do local afetado pela infecção.

Fístula dói?

Normalmente, a fístula não provoca dor, pois, quando ela aparece é mais provável que o processo de infecção já se encontre crônico, ou seja, de muito tempo, e em muitos casos com necrose (morte) do tecido pulpar (nervo dentário).