Skip to main content

Dente Siso

By 29 de abril de 2021abril 14th, 2022Dente Siso
dente siso extração

Dente Siso

Os terceiros molares, conhecidos como dentes sisos, são os últimos dentes da boca. E correspondem a quatro dentes no total, dois superiores e dois inferiores.

 

Com quantos anos nasce o dente siso?

dente siso

Os sisos costumam nascer entre os 16 e 20 anos de idade. Em algumas pessoas esse evento pode, ainda, ser mais tarde ou nem acontecer.

 

Todo mundo deve extrair o siso?

Não. É necessário realizar uma avaliação com um dentista, esse profissional avaliará cada caso. Em alguns pacientes, por exemplo, os dentes têm espaço suficiente na boca para nascer, sem afetar a posição dos outros dentes, não sendo necessário extraí-los.

 

Quando devo extrair o siso? É sempre necessário remover os dentes sisos?

A extração do dente siso é indicada em algumas situações, dentre elas temos a falta de espaço na arcada, questões protéticas e/ou ortodônticas, presença de infecção em uma maior porção do dente ou do osso ao redor, lesões cariosas devido a incapacidade de uma higiene adequada, entre outros fatores.

O siso pode interferir no alinhamento de outros dentes?

Sim. Como são os últimos dentes a nascer, pode ser que os mesmos não encontrem espaço suficiente na boca. Dessa forma, essa falta de espaço pode acarretar uma movimentação dos outros dentes, provocando assim um desalinhamento, que além de atrapalhar a estética, dificulta a higienização.

dente siso extrair

Dente siso pode doer? Quais os sintomas?

Correto. Muitas pessoas relatam desconforto quando os dentes sisos estão nascendo. Isso se deve, principalmente, ao acúmulo de bactérias no local, que pode acarretar em um processo inflamatório e até mesmo infeccioso. Além da dor, um inchaço na região pode estar presente e em situações mais severas o paciente desenvolve uma dificuldade de abertura bucal. É extremamente necessário realizar uma consulta com o dentista nessas situações, pois existe o risco dessas bactérias caírem na corrente sanguínea, comprometendo não somente o local em questão, mas o organismo como um todo.

 

Como é feita a cirurgia de extração dos sisos e o pós-operatório.

Primeiramente é realizada uma antissepsia (limpeza no local para evitar infecções), e em seguida a anestesia e retirada do dente. Após a extração é necessário morder suavemente um pedaço de gaze a fim de evitar um possível sangramento. Um pouco de dor e inchaço na região é comum por alguns dias após o procedimento. Mas, caso esses sintomas e sinais se agravem, o dentista deve ser procurado imediatamente.
No pós-operatório, é importante fazer o uso da medicação prescrita pelo profissional e realizar a higiene do local, tomando bastante cuidado para não soltar os pontos ou lesar a região que foi operada. Entre outras orientações então o uso de compressas de gelo para aliviar a dor e um possível inchaço; optar por uma dieta líquida, pastosa e menos quente nos primeiros dias; evitar bebidas alcoólicas e uso do cigarro. Após 7 dias do procedimento é necessário retornar ao dentista para uma avaliação e remoção dos pontos.

Qual tratamento você está procurando?
Qual tratamento você está procurando?