Mau hálito – halitose

By 11 de junho de 2021agosto 26th, 2022Mau hálito

Mau hálito – halitose

A halitose é uma situação prevalente, até mesmo em crianças. Essa interfere negativamente na qualidade de vida das pessoas que a possuem, prejudicando inclusive na interação social. Você quer saber o que causa o mau hálito e qual seria a melhor forma de acabar com ele? A seguir sanaremos algumas dúvidas.

O que é halitose?

A halitose, ou mau hálito crônico é uma condição na qual a pessoa exala um odor forte e persistente pela boca. Por isso, essa condição não pode ser confundida como o cheiro desagradável que se pode ter ao acordar ou mesmo após comer certos tipos de alimentos (como alho e cebola), pois essa situação pode ser resolvida após escovar os dentes, higienizar a língua e utilizar o fio dental, mas o mau hálito crônico não.

mau halito

Quais as causas do mau hálito?

O mau hálito crônico pode estar associado a inúmeras causas, dentre elas estão:

Placa bacteriana

mau halito

As bactérias (presentes na placa), ao fermentar os restos de alimentos que ficam na boca, liberam um odor desagradável provocando a halitose.

Tártaro nos dentes

Como a superfície do tártaro é porosa, a placa bacteriana terá mais facilidade de se acumular sobre ele, e, como foi explicado acima, haverá a liberação de odor.

Cárie dentária

Quando a doença cárie está presente, o mau hálito também pode acontecer por causa da quantidade de bactéria e restos alimentares.

Gengivite

mau halito

Essa é causada por acúmulo de placa, e isso leva a halitose. Além disso, o sangramento causado pela inflamação da gengiva quando misturado à saliva, sofrem ação de enzimas digestivas que agrava ainda mais esse mau cheiro na boca.

Periodontite

Essa doença ataca as estruturas que suportam o dente e o osso. Dessa maneira, esses tecidos em deterioração causam o mau hálito.

Além das causas citadas, a halitose pode ser provocada por questões sistêmicas, ou seja, do organismo da pessoa. Como, por exemplo, bronquite, sinusite, problemas nos rins, fígado ou gastrointestinais, diabetes, entre outros fatores.

Qual o melhor tratamento para mau hálito/halitose?

O tratamento da halitose irá depender do que está causando esse problema. Inicialmente, deve-se procurar um dentista, pois esse profissional vai diagnosticar qual é a causa. Caso seja de origem bucal ele realizará o correto tratamento para cada situação. Como, por exemplo, se for devido a presença de placa bacteriana, tártaro ou gengivite a realização de uma profilaxia (limpeza profissional) será necessária. Em relação a periodontite, além da limpeza, outros procedimentos podem ser indicados como uma raspagem gengival.
Agora, para os casos em que envolvam questões sistêmicas, o dentista dará as devidas orientações indicando o paciente para um profissional de saúde específico.

Mau hálito em crianças

Como o mau hálito pode ser um indício de que existe algum problema bucal ou mesmo no organismo, os pais precisam estar atentos e observar esses sinais nos seus filhos. Caso note algo, o Odontopediatra deve ser procurado e desde que a boca da criança esteja saudável, ele será encaminhado para o Pediatra para a realização de alguns exames.

Como prevenir o mau hálito?

A prevenção se dá, principalmente, por hábitos de higiene satisfatórios e frequentes. Os pais necessitam fazer uma supervisão no momento em que seus filhos estiverem escovando os dentes, para certificar de que essa higienização esteja sendo feita de maneira satisfatória, ou dependendo da idade, realizá-la além de supervisiona-lá. O uso do fio dental e a limpeza da língua também são etapas que fazem parte. Buscar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada para a criança e uma adequada hidratação, também, são fundamentais para prevenir a halitose.

mau halito porto alegre

Medicamentos para a halitose

Primeiramente, é de extrema importância procurar o dentista e, se for o caso, o médico, para diagnosticar qual é causa da halitose. Pois, utilizar remédios sem indicação odontológica ou médica além de somente mascarar o problema, é arriscado porque, como explicamos acima, a halitose é um indício de que algo está alterado na saúde do indivíduo. Esses profissionais saberão traçar o correto tratamento para a resolução desse problema, e, caso seja necessário, irão prescrever certos tipos de medicamentos.